Informação para Autores
Deseja enviar um trabalho para este periódico? Conheça as Diretrizes para Publicação abaixo.
É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso seja seu primeiro registro nos Periódicos do LATACI® Research Institute, clique em Cadastro no menu superior direito da página.
Se você já possui cadastro em um de nossos periódicos, siga o procedimento abaixo para se cadastrar em outros.
DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO
Conforme § 3º da PORTARIA NORMATIVA No - 17, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009 da CAPES, as publicações tecnológicas deste periódico seguem os critérios gerais para a avaliação e mensuração dos produtos tecnológicos definidos pela comissão nomeada pela CAPES (CAPES – Portaria 147, de 13/11/2015). São eles:
- Aplicabilidade: “faz referência à facilidade com que se pode empregar a Produção Tecnológica, a fim de atingir os objetivos específicos para os quais foi desenvolvida. Entende-se que uma produção que possua uma alta aplicabilidade apresentará uma abrangência elevada, ou que poderá ser potencialmente elevada, incluindo possibilidades de replicabilidade como produção técnica”.
- Inovação: o “conceito de inovação é muito amplo, mas em linhas gerais, pode-se definir como a ação ou ato de inovar, podendo ser uma modificação de algo já existente ou a criação de algo novo".
- Complexidade: “pode ser entendida como uma propriedade associada à diversidade de atores, relações e conhecimentos necessários à elaboração e ao desenvolvimento de produtos técnico-tecnológicos”.
Esses princípios apenas orientam a avaliação, não sendo restrições à aceitação do trabalho. Também não são os únicos critérios considerados, sendo avaliada a redação adequada e a formatação de acordo com template divulgado pelo Comitê Editorial, devendo o trabalho seguir as orientações abaixo sob pena de ser rejeitado pelo Comitê Editorial.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- Formato A4 (210 x 297mm), fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, espaçamento de 6-pontos depois e 0-pontos antes, alinhamento justificado, nenhum recuo, todas as margens de 2,5 cm.
- Resumo no idioma do texto contendo até 300 palavras, em um único parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave.
- Opcionalmente, se exisitr Abstract (resumo em inglês), este deverá obedecer às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords.
- O arquivo para submissão deve seguir o template fornecido por este periódico.
- As páginas dos artigos devem estar numeradas de acordo com o template.
- As ilustrações e tabelas, acompanhados de cabeçalho centralizado, fonte dos dados abaixo e alinhada à esquerda, tudo em fonte Arial, tamanho 10.
- As citações devem acompanhar o critério autor/data, por exemplo, Dimaggio e Powell (2017), (DIMAGGIO e POWELL, 2017) ou Dimaggio e Powell (2017, p.34), conforme o caso.
- Para citações diretas é indispensável a indicação da página. Citações com até três linhas devem vir no próprio texto e entre aspas; com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, em tamanho 10 fonte Arial, sem aspas.
- Anexos e apêndices somente devem ser empregados no caso de listas, estatísticas e outros elementos de suporte indispensáveis para o entendimento do texto.
- O trabalho deve conter, necessariamente e com estes nomes, em negrito e fonte Arial 14, espaçamento 18-pontos antes e depois, os tópicos (estrutura do template):
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. EMBASAMENTO TEÓRICO
4.DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO
5. RESULTADOS
6. CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS - O tópico 4 (DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO) deve, necessariamente, conter um primeiro parágrafo nos moldes do exemplo a seguir (e a respectiva referência ao final), identificando o Eixo e Item nos quais se enquadram o trabalho apresentado (os Eixos e itens encontram-se listados abaixo):
- Considerando os critérios definidos pela Comissão instituída pela CAPES (BRASIL, 2015), o produto técnico objeto desse artigo se enquadra no Eixo Três – Divulgação da Produção, Item um – Apresentação de trabalho, uma vez que foi apresentado no evento realizado em outubro na Universidade de São Paulo: Prêmio INFI FEBRABAN 2017 para os melhores artigos em educação corporativa e acadêmica.
- BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Institui o Grupo de Trabalho (GT) de Mestrados Profissionais. Portaria n. 147, de 13 de novembro de 2015. Lex: Diário Oficial da União, Brasília, n.219, p. 18, 17 nov. 2015.
- O tópico 4, logo abaixo do parágrafo descrito no item anterior, deve conter o subtópico 4.1. METODOLOGIA, que se refere à metodologia de confecção do PRODUTO, e não à metodologia da pesquisa.
EIXOS e ITENS
EIXO 1 – Produtos e Processos: caracteriza-se pelo desenvolvimento de produto técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, podendo gerar ativos de propriedade industrial/ propriedade intelectual.
- 1.Base de dados técnico-científica
- 2. Carta, mapa ou similar
- 3. Cultivar
- 4. Curadoria de coleções biológicas
- 5. Declaração de impacto de produção técnica ou tecnológica
- 6. Declaração de interesse do setor empresarial em produção sob sigilo
- 7. Desenho Industrial
- 8. Desenvolvimento de material didático e instrucional
- 9. Desenvolvimento de processo patenteável
- 10. Desenvolvimento de produto patenteável
- 11. Desenvolvimento de Tecnologia social
- 12. Indicação geográfica
- 13. Manual de operação técnica
- 14. Marca
- 15. Processo/Tecnologia não patenteável
- 16. Processos de gestão
- 17. Produção de acervos
- 18. Software (Programa de computador)
- 19. Protocolo tecnológico experimental/aplicação ou adequação tecnológica (ex. POP)
- 20. Topografia de circuito integrado
EIXO 2 Formação: caracteriza-se por atividades de educação relacionadas a diferentes níveis de formação profissional, com público alvo interno ou externo a instituição de origem.
- 1. Docência em atividade de capacitação, em diferentes níveis
- 2. Criação de atividade de capacitação, em diferentes níveis
- 3. Organização de atividade de capacitação, em diferentes níveis
EIXO 3 – Divulgação da produção: atividades relacionadas à divulgação da produção.
- 1.Apresentação de trabalho
- 2. Artigo em jornal ou revista de divulgação
- 3. Artigo publicado em revista técnica
- 4. Palestrante ou conferencista
- 5. Participação em mesa redonda
- 6. Participação em veículo de comunicação
- 7. Prefácio ou Posfácio
- 8. Produção de programas de mídia
- 9. Produção de programas de veículos de comunicação
- 10. Publicação - Nota prévia
- 11. Resenha ou crítica artística
- 12. Responsabilidade por Coluna em jornal ou revista
- 13. Texto em catálogo de exposição ou de programa de espetáculo
EIXO 4: Serviços técnicos: serviços realizados junto à sociedade/instituições, órgãos governamentais, agências de fomento, vinculados à assistência, extensão, produção do conhecimento.
- 1.Assessoria e consultoria
- 2. Auditoria
- 3. Avaliação de tecnologia, projeto, programa, institucional ou política
- 4. Avaliação na área da saúde
- 5. Certificação/Acreditação de produção técnica ou tecnológica
- 6. Conservação/restauração
- 7. Curadoria de mostras e exposições
- 8. Elaboração de norma ou marco regulatório
- 9. Elaboração de taxonomia, ontologias e tesauros
- 10. Estudos de regulamentação
- 11. Laudo técnico
- 12. Membro de conselho gestor ou comitê técnico
- 13. Organização de catálogo de produção artística
- 14. Organização de evento
- 15. Organização de livro, catálogo, coletânea e enciclopédia
- 16. Organização de revista, anais (incluindo editoria e corpo editorial)
- 17. Outro tipo de serviço técnico especializado
- 18. Parecer de artigo de revista
- 19. Parecer de trabalho
- 20. Participação em comissão científica
- 21. Participação em comissão técnico-científica
- 22. Pesquisa de mercado
- 23. Projetos de extensão à comunidade
- 24. Relatório técnico conclusivo
- 25. Serviço técnico associado à produção artística
- 26. Tradução