LATACI® + EMGE

 

Parceiros a partir de 2018.

Site: http://www.emge.edu.br

A EMGE é uma escola ESPECIALIZADA EM ENGENHARIA que promove a FORMAÇÃO PARA O TRABALHO e a SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. As FORMAÇÕES TÉCNICA E HUMANISTA têm papeis de grande importância na construção do PROFISSIONAL SOCIALMENTE CORRESPONSÁVEL, dialética que caracteriza a tradição jesuítica de Educação, com EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA. Ligada à rede de Instituições Jesuítas, é inspirada na Pedagogia Inaciana em busca da FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA. Atualmente, essa rede conta com mais de duzentas instituições de ensino superior presentes em todos os Continentes. No Brasil, destacam-se a PUC-Rio, a Unisinos (Grande Porto Alegre) e a UNICAP (Recife). Além das universidades, em torno de vinte colégios de ensino básico e fundamental também fazem parte da Rede de Ensino dos Jesuítas no Brasil. Em Belo Horizonte, na área do ensino, além da EMGE destacam-se a Escola Superior Dom Helder Câmara, a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e o Colégio Loyola.

23 de agosto de 2018
  • LATACI + EMGE : "Sustainable Cities"

    23 de agosto de 2018  17:00 - 18:00

    Grupo de Iniciação Científica

    Veja mais detalhes

30 de agosto de 2018
  • LATACI + EMGE : "Sustainable Cities"

    30 de agosto de 2018  17:00 - 18:00

    Grupo de Iniciação Científica

    Veja mais detalhes

6 de setembro de 2018
  • LATACI + EMGE : "Sustainable Cities"

    6 de setembro de 2018  17:00 - 18:00

    Grupo de Iniciação Científica

    Veja mais detalhes

13 de setembro de 2018
  • LATACI + EMGE : "Sustainable Cities"

    13 de setembro de 2018  17:00 - 18:00

    Grupo de Iniciação Científica

    Veja mais detalhes

 

ATIVIDADES EM ANDAMENTO

Projeto “Cidades sustentáveis”

Coordenador: José Antônio de Sousa Neto (EMGE / LATACI®)

Este projeto de Iniciação Científica busca desenvolver trabalhos acadêmicos relacionados aos princípios e conceitos da engenharia sustentável (Sustainable Engineering) no contexto do eixo direcionador da EMGE.

O projeto conta com a participação dos pesquisadores Henrique C. Souza, Mário T. Marques e Max C. Mattos (LATACI®).

Projeto “Containers metálicos multifuncionais”

Coordenador: Henrique R. Souza (LATACI®)

Este projeto tem como objetivo a utilização de containers metálicos como um espaço transdisciplinar de aprendizagem e produção de conhecimento. Alunos de diversos cursos de graduação, e eventualmente de diversas Instituições, deverão atuar em conjunto para prover soluções para problemas reais identificados pela NET Container, empresa parceira do LATACI® Research Institute.

O projeto conta com a participação dos pesquisadores Bruno S. Matos, Mário T. Marques, Max C. Mattos e Yluska Bambirra (LATACI®).

Projeto “Educação Transdisciplinar”

Coordenador: Max C. Mattos (LATACI®)

Este projeto tem como objetivo a utilização de escolas de Educação Básica, preferencialmente públicas, como um espaço transdisciplinar de aprendizagem e produção de conhecimento. Alunos de diversos cursos de graduação, e eventualmente de diversas Instituições, deverão atuar em conjunto para prover soluções para problemas reais identificados nas escolas visitadas. Serão lançados Editais semestrais para este Projeto, buscando a continuidade do suporte às escolas atendidas.

O projeto conta com a participação dos pesquisadores Mário T. Marques, Muira H. Batista e Yluska Bambirra (LATACI®).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

I Colóquio de Engenharia e Comunicação

O evento, promovido pela coordenação do curso de Engenharia Civil da EMGE, foi realizado no auditório da EMGE nos dias 16 e 23 de junho de 2018. Na oportunidade foram apresentados trabalhos de 15 grupos do 1o período do curso, e a banca de avaliação dos trabalhos contou com a participação dos pesquisadores Henrique C. Souza, Mário T. Marques, Max C. Mattos e Yluska Bambirra (LATACI®).

II Colóquio LATACI® sobre Aprendizagem e Produção de Conhecimento

O evento foi realizado no auditório da EMGE nos dias 09 e 10 de maio de 2018, e discutiu o tema “Espaços de Aprendizagem”. Na oportunidade foram discutidos temas relacionados à produção de conhecimento e projetos de pesquisa em andamento, a exemplo da Brezobomba, da Torre de Química, dos Containers Metálicos e das conexões da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. O evento contou com a participação da UPF – Universidade de Passo Fundo, e da IMED de Passo Fundo.

LOCALIZAÇÃO