LATACI no III Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior

LATACI no III Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior

19:43 hrs. ÁGORA LATACI 0

No dia 10-11 foi apresentado o trabalho “O Grupo de Pesquisa LATACI: Pesquisa-Extensão-Ensino” no III Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior, promovido pelo GIZ – UFMG.

O trabalho está disponível nos Anais do Evento e o artigo publicado no periódico TEKTON.

MATTOS, Max Cirino de; MARQUES, Mário Sérgio Teixeira; GOULART, Íris Barbosa. O Grupo de Pesquisa LATACI®: pesquisa-extensão-ensino. TEKTON – Aprendizagem & Produção de Conhecimento, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em https://lataci.org/journal/index.php/tekton/article/view/23.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a proposta do Grupo de Pesquisa LATACI®, suas linhas e projetos de pesquisa em andamento, formatadas em um blog. O grupo pauta-se em uma ideia de que o conhecimento integrado disponível em Instituições de Ensino Superior é pouco explorado em relação ao seu potencial para a geração de soluções sociais de impacto. Em sua proposta de um novo modelo de gestão do conhecimento no ambiente universitário, a prioridade definida é a atividade de pesquisa, e a tradicional tríade ensino-pesquisa-extensão é propositadamente tratada no grupo como pesquisa-extensão-ensino. Há uma preocupação constante com a produção transdisciplinar de conhecimento integral que envolve a filosofia, as artes e a ciência. Dessa forma, pretende-se construir conhecimento útil que contribua para uma formação cidadã integral. Para atingir esse objetivo, as linhas de pesquisa do LATACI® estão divididas em três vertentes: base conceitual, ferramentas e aplicações. Os projetos de pesquisa desenvolvidos no Grupo são necessariamente ligados a uma das linhas de pesquisa. No final do ano de 2017, o Grupo está se consolidando na forma de uma Cooperativa de Trabalho caracterizada como uma Instituição Científica e Tecnológica que pretende trabalhar sua Gestão, Divulgação Científica e Projetos de maneira inovadora.