Desenvolvimento Sustentável e Cidades Inteligentes

Parceiros:

Coordenador: José Antônio S. Neto (LATACI®)

É um projeto integrado de pesquisa, extensão e ensino, integrado ao PPGGOC-UFMG e ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura (UFMG); à EMGE, pela atuação do pesquisador José Antônio, com alunos de graduação em Engenharia Civil e Ciência da Computação, além da participação do professor Phillip Thompson da Seattle University (EUA). O projeto conta também com a participação de outros pesquisadores do LRI e com 3 (três) empresas parceiras: Hop, na área de inteligência artificial, Ambiência, na área de tratamento de resíduos sólidos na engenharia, e Gerasol, empresa de tecnologias sociais. O projeto busca mapear as oportunidades de inovação e tecnologias alinhadas com a meta de desenvolvimento de cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes, propondo a aplicação de tecnologias emergentes para endereçar desafios; e a utilização de Inteligência artificial como ferramenta de apoio no processo decisório. Em relação ao histórico deste grupo, a parceria com a EMGE – Escola de Engenharia iniciou-se em 2018, com a participação de pesquisadores do LRI (Max Cirino de Mattos e Mário Sérgio Teixeira Marques) no projeto de pesquisa “Sustainable Cities”, coordenado pelo prof. José Antônio de Sousa Neto (Pró-reitor de Pesquisa da EMGE e integrante do corpo docente permanente da presente proposta) e com a participação do prof. Phillip Thompson da Seattle University. Durante o ano de 2018 o projeto gerou um trabalho de revisão de literatura com a participação de cinco alunos da graduação em Engenharia Civil da EMGE. A EMGE também sediou o II Colóquio LATACI® em maio de 2018, e diversos pesquisadores do LRI participaram como avaliadores do I Colóquio de Engenharia e Comunicação, evento promovido pela EMGE que estimulou os alunos a apresentarem projetos inovadores e de impacto social. A parceria também gerou a publicação do trabalho “Atuação em rede e a parceria LATACI® + EMGE: nova tríade Pesquisa-Extensão-Ensino” no XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e no 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia). Atualmente o LRI vem colaborando com a estruturação do primeiro grupo de pesquisa da EMGE no DGP, integrando alunos de Engenharia e Ciência da Computação, novo curso de graduação da EMGE. Apesar de não possuir cursos de graduação, este é um exemplo da atuação do LRI com a graduação, a partir dos convênios de parceria, em atividades de iniciação científica.

Disciplina associada

Desenvolvimento Sustentável e Cidades Inteligentes

Ementa

Estudo dos desafios relacionados à criação de cidades inteligentes e aplicação de inteligência aumentada como apoio na resolução de problemas como: produção de energia limpa, cidades e casas inteligentes, produção e consumo sustentável, sistemas de transporte inteligentes.

Bibliografia

1. Batty, Michael, et al. “Smart cities of the future.” The European Physical Journal Special Topics 214.1 (2012): 481-518.

2. Almeida, Virgilio AF, Danilo Doneda, and Eduardo Moreira da Costa. “Humane Smart Cities: the need for governance.” IEEE Internet Computing 22.2 (2018): 91-95.

3. Foth, Marcus, Jaz Hee-jeong Choi, and Christine Satchell. “Urban informatics.” Proceedings of the ACM 2011 conference on Computer supported cooperative work. ACM, 2011.

4. Zheng, Yu, et al. “Urban computing: concepts, methodologies, and applications.” ACM Transactions on Intelligent Systems and Technology (TIST) 5.3 (2014): 38.